A árvore da vida

Ana Paula de Souza Campos
1 min readJul 4, 2021

--

“A árvore da vida”, aquarela, Rio de Janeiro, 2015.

A árvore é um elemento que me atravessa. Seus galhos que crescem sem que possamos conter, suas raízes que são maiores ainda. Movimento, semente, raízes, frutos, luz, vida que pulsa e vibra, tempo, vida que nos conecta.

Sempre disse “não sei desenhar” e a falta de materiais e incentivo me fizeram crer que eu deveria ficar distante do mundo da imaginação. No concreto me diziam que artista e professora não “dava dinheiro”. Insisto que há valores que não cabem em moedas e notas. Insisto em romper os limites que aprisionaram meu crescimento como mulher e artista da periferia da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

A árvore sempre me faz sentir muito pequena, sempre me coloca no meu lugar nesses ciclos e sincronicidades costuradas pelo tempo. Quando me perco em meus dramas pessoais entre o passado e o futuro, ela me traz de volta ao agora e me nutre mais uma vez sem nunca nada querer.

#arvoredavida
#aquarela
#arte

--

--

Ana Paula de Souza Campos
0 Followers

Artista multimídia, poetisa e cantora da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro (em constante construção)!